musica

http://www.goear.com/listen/86b23e5/far-away-dishwalla

ALZHEIMER POEMAS E REFLEXÇÃO

http://www.globalcharter.org/

OBRIGADO PELA SUA VISITA DEIXE AQUI SUA FRASE OU MENSAGEM PARA OS CUIDADORES

quarta-feira, 2 de março de 2011

Cuido de minha mãe cada sorriso....são felicidades

7 comentários:

  1. Volta Redonda tem atualmente cerca de 30 mil idosos, e estimativas apontam que cerca de 5% - 1,5 mil pessoas - sofrem da Doença de Alzheimer, uma doença neurológica degenerativa, descoberta pelo médico alemão Alois Alzheimer há 100 anos. A doença ataca principalmente a memória e o comportamento do doente, que geralmente tem mais de 60 anos de idade. O distrito LC1 Lions Clube Volta Redonda vai lançar uma cartilha sobre a Doença de Alzheimer, com informações básicas sobre a doença. O evento de lançamento será no dia 10 de fevereiro, às 20 horas, na sede da Aciap-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), no Aterrado.




    A cartilha foi idealizada pelo dentista Jorge Pantaleão, um dos fundadores da Apaz-VR (Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer de Volta Redonda), que convive diariamente com a doença. Segundo ele conta, a esposa, Maria Pantaleão, de 81 anos, sofre de Alzheimer. Segundo Pantaleão, que faz um depoimento da sua experiência pessoal na cartilha, o doente tem que ser tratado como “majestade e criança”, já que não deve ser contrariado, ouvindo a palavra “não”, que deve ser substituída por outro termo. “Acho esta uma doença mais social do que médica, que envolve os amigos, parentes e a sociedade em geral”, afirma o idealizador da cartilha. O presidente da Apaz-VR é assessor do Lions Clube da Vila Mury em relação à conscientização sobre o Alzheimer.




    “A minha intenção é promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas com Alzheimer e seus familiares, possibilitando a troca de informações por núcleos de apoio e palestras sobre a doença”, frisou Jorge Pantaleão.




    O prefeito Antônio Francisco Neto recebeu o autor da cartilha, e assegurou o apoio do Poder Público para que o trabalho de conscientização seja o mais amplo possível. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar um cadastro para que a cartilha chegue a todas as famílias que tem portadores da doença. A primeira edição da cartilha foi de 5 mil exemplares, feita pela Associação com recursos próprio e patrocínios. O município pretende aumentar a tiragem para a distribuição gratuita junto à rede pública de saúde.




    ALZHEIMER – De acordo com a cartilha, a doença, de origem desconhecida, faz o paciente perder a memória, muda o comportamento e o humor. O paciente afetado também perde a noção de espaço, de tempo, de higiene, tem dificuldades para lidar com dinheiro, apresenta ansiedade, desconfiança, irritabilidade e agressividade. Não existe prevenção ou cura, mas os médicos indicam uma alimentação saudável, caminhadas, exercícios cerebrais - como jogos, palavras cruzadas, prática de xadrez e dama - e leitura, para de alguma forma se proteger da doença ou tentar amenizar seus efeitos.

    ResponderExcluir
  2. Geralmente começa com algumas perdas momentaneas de memória, depois vem a irritabilidade, a agressividade e a perda completa da memória. O paciente de alzheimer, é um dos casos mais complexos devido a intervenção familiar; geralmente a familia não entende a situação , e muitas das vezes não quer enteder, neste momento é que complica a vida do paciente. O mal de alzheimer ocorre devido a atrofia do hipocampo localizado no cerebro , região responsável pela memória, mas até hoje não sabemos ao certo por que ocorre esta atrofia, então é uma doença onde devemos trazer apenas paliativos. os tratamentos indicados são medicamentoso e exercicios terapeuticos, são os unicos meios comprovadamente que trazem resultados.

    ResponderExcluir
  3. Demência Vascular
    quinta-feira, 24 de junho de 2010Demência Vascular


    a demência vascular geralmente ocorre depois de um Avc (acidente vascular cerebral), o paciente tem alterações comportamentais, irritabilidade, alucinações, perda de memória e outros...


    É de dificil diagnóstico no inicio, a patologia fica mais clara com o tempo, devido aos eventos que ocorrem sucessivamente, muitas das vezes a familia não consegue enteder o comportamento do paciente mas encara como uma alteração de humor apenas. O paciente que possui a demencia vascular sem diagnóstico se torna um risco em casa, devido a falta de acompanhamento médico.


    Após um evento como o Avc procure um neurologista para melhor informar a familia e acompanhar o paciente

    ResponderExcluir
  4. È hoje -as 10:00 hrs da manhã na Globo a entrevista com o Neurologista Flavio Sallem, da comuna Alzheimer Research, convido a todos assistirem
    Bom programa e ao Dr Flavio ótima entrevista
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Cuidador: aliviando o stress

    Cuidar de uma pessoa com doença de Alzheimer pode ser uma tarefa muito estressante, uma vez que muitas vezes exige 24 horas de atenção e cuidados exclusivos. Geralmente o cuidador não tem apoio dos familiares nessas horas, cansa-se física e mentalmente por acordar às vezes no meio da noite com o paciente acordado, por ter que cuidar da casa sozinho, administrar as finanças, acompanhar o paciente em cada passo, acabando por se isolar socialmente e esquecer da própria saúde ou da própria vida. Como resultado, surgem respostas típicas do processo de cuidados, como:

    - Culpa
    - Raiva
    - Problemas financeiros
    - Ansiedade
    - Fadiga
    - Depressão
    - Transtornos do sono
    - Isolamento social

    Para tentar melhorar seu bem-estar, o cuidador pode utilizar-se de métodos como:

    - Criar uma programação diária
    - Dedicar algum tempo para si mesmo
    - Distribuir a carga de trabalho com familiares e amigos
    - Realizar atividades de relaxamento diariamente
    - Participar de grupos de apoio ou de aconselhamento individual
    - Manter atividades sociais
    - Contratar um cuidador profissional, quando necessário.
    - Considerar casas de repouso para o paciente, se necessário.

    O cuidador, ao participar de grupos de apoio, compartilha experiências vividas por outros cuidadores, além de fazer novas amizades, combatendo o isolamento social no qual geralmente mergulham e recebendo conselhos de como lidar com a DA. É possível também contratar uma pessoa para auxiliar nos cuidados com o paciente no dia-a-dia ou mesmo para cuidar do paciente por um dia, caso o cuidador sinta necessidade de ter um dia para dedicar-se a si próprio.

    Casas de repouso podem ser adequadas para cuidar do paciente quando ele já se encontra em um estágio no qual o tratamento e os cuidados necessários tornam-se muito complicados. Contudo, deve-se analisar as condições da casa de repouso, como a limpeza, a quantidade de cuidadores para cada paciente, o tipo de atividade proposto para pacientes com doença de Alzheimer, a assistência médica oferecida aos pacientes, a maneira como os funcionários lidam com os pacientes, etc.

    ResponderExcluir
  6. A aparência social: "Bem, pra mim ela está ótima!"

    Depressão-apatia-ausência ou "Por que ele não liga mais pra nada?"

    Investigando, colecionando e surrupiando: "Por que ela pega os talheres"?

    Vaguear: "Como vou daqui para casa?"

    Desconfiança: "Vocês todos estão conspirando contra mim para roubar o meu dinheiro"

    Alucinações: "Você vê, você ouve, mas eu não"

    Reações catastróficas: "Muito barulho por nada"

    O efeito do crepúsculo: "Por que ela fica tão agitada e implicante no fim da tarde?"

    Comportamento não apropriado: " Ela não tem tato, é infantil e autoritária!"

    Pondo em risco a própria segurança: "Ela come o que não deveria"

    ResponderExcluir
  7. Desde a época das primeiras descrições dos casos de doença de Alzheimer, sabe-se que as primeiras alterações microscópicas associadas à doença são os depósitos chamados amilóides, juntamente com anormalidades denominadas emaranhados neurofibrilares, que se desenvolvem dentro das células cerebrais. Determinar a natureza desses achados anormais trouxe opiniões importantes sobre as possíveis causas da doença de Alzheimer.

    1) A proteína beta amilóide, que é a proteína específica de amilóide na doença de Alzheimer, deriva de uma proteína maior, denominada proteína precursora do amilóide (PPA), normalmente produzida por uma série de tipos diferentes de células orgânicas por vias metabólicas ainda não totalmente entendidas. Muitos pesquisadores (mas com certeza não todos) concluíram que o depósito de proteína amilóide no cérebro seja o evento-chave que leva ao desenvolvimento da doença de Alzheimer.

    Uma observação importante que sustenta a idéia de que o metabolismo da PPA é a chave para o desenvolvimento da Doença de Alzheimer é a ocorrência dessa doença na maioria de indivíduos com Síndrome de Down sobreviventes além da idade de 50 anos.

    2) Emaranhado neurofibrilar é uma expressão que descreve o aparecimento dentro dos neurônios de uma proteína citoesquelética densa, não sendo específicos da doença de Alzheimer e não estão uniformemente presentes em pacientes idosos com Doença de Alzheimer. O que chama a atenção é um componente particular dos emaranhados: a proteína tau, que é hiperfosforilada num paciente com Alzheimer o que difere da proteína tau de um cérebro normal. Alguns neurocientistas especulam que a fosforilação da tau e de outras proteínas pode ser um processo importante que traz disfunção celular na doença de Alzheimer.

    ResponderExcluir