musica

http://www.goear.com/listen/86b23e5/far-away-dishwalla

ALZHEIMER POEMAS E REFLEXÇÃO

http://www.globalcharter.org/

OBRIGADO PELA SUA VISITA DEIXE AQUI SUA FRASE OU MENSAGEM PARA OS CUIDADORES

domingo, 27 de junho de 2010


Filho é quem mais agride o idoso
Setenta por cento das agressões contra idosos são cometidas pelos próprios filhos e, em sete de cada dez casos, o agressor mora com a vítima. Segundo dados da ouvidoria da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida divulgados nesta segunda-feira, desde o início do ano já foram feitas 112 denúncias de violência contra idosos no Rio de Janeiro. Em 2009, o número chegou a 167 agressões registradas.

Na manhã desta segunda-feira, houve o encerramento da Semana Carioca de Combate à Violência contra o Idoso, na praça Floriano Peixoto, Cinelândia, no Centro. No evento, 15 atores fizeram uma encenação e apresentaram esquetes teatrais em que simularam os diversos tipos de agressão, como a física, a psicológica e o abandono. lembraram que, na maior parte das vezes, a vítima é do sexo feminino, e o agressor, do masculino.

Para chamar a atenção da população, idosos se colocaram embaixo do sinal de trânsito da Avenida Rio Branco. A maior parte dos idosos presentes se queixou de motoristas de ônibus, que muitas vezes não param no ponto para eles subirem, freiam e arrancam bruscamente com o veículo.

“Eu estava com o meu filho no ônibus e fiz sinal para que o motorista parasse no ponto. Quando eu estava descendo, ele fechou a porta, prendendo o meu braço. Gritei muito, e meu filho teve que dar murros na lataria para que o motorista abrisse”, contou Zeneide Freire de Lima, 72.

Maria Silvana, 75, relatou que já caiu dentro de um coletivo e fraturou a costela por causa de uma feada brusca. “Até hoje sinto dores. Ninguém me deu assistência na hora”, disse. Cristiane Brasil, secretária Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, disse que a campanha fica mais eficaz com a maquiagem e a performance desta segunda-feira. Cristiane frisou que todos devem incentivar a divulgação do protesto. “A gente precisa falar sobre isso, infelizmente as pessoas só reagem a imagens fortes”, afirmou.

Pais obrigados a viver em garagem e até num canil
Francisca Chagas Cobaleira, 70, contou que o seu irmão, de 69 anos, que já havia sofrido um derrame, foi tirado de sua casa pela filha, advogada, depois que ela obteve uma procuração para cuidar dos negócios do pai. A advogada o obrigou a morar numa garagem em condições precárias, onde ficou praticamente abandonado.

“A minha sobrinha fez nesta garagem um banheiro que não tem chuveiro, só uma bica improvisada para ele tomar banho e um vaso sanitário. O meu irmão está vivendo como um animal”, contou Francisca.

A secretária do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Cristiane Brasil, afirmou que muitos idosos não denunciam os seus filhos com medo que os mesmos sofram condenações. Ela relatou outra violência denunciada ao órgão que dirige. “A filha já não queria mais viver com o pai, tirou-o de casa e o colocou para morar no canil que fica do lado de fora da residência”,

Nenhum comentário:

Postar um comentário