musica

http://www.goear.com/listen/86b23e5/far-away-dishwalla

ALZHEIMER POEMAS E REFLEXÇÃO

http://www.globalcharter.org/

OBRIGADO PELA SUA VISITA DEIXE AQUI SUA FRASE OU MENSAGEM PARA OS CUIDADORES

sexta-feira, 11 de junho de 2010


SUS trata pacientes com Alzheimer
Programa anunciado pelo Ministério da Saúde deve beneficiar 1 milhão de pessoas em todos Estados

Uma verdadeira revolução no tratamento do Mal de Alzheimer no Brasil, doença degenerativa que compromete a memória e o comportamento das pessoas, deve ocorrer no País com a execução do Programa de Assistência aos Portadores da Doença de Alzheimer, criado ontem pelo Ministério da Saúde. Graças à iniciativa, pela primeira vez cerca de 1 milhão de portadores da doença no Brasil terão acesso, através do Sistema Único de Saúde (SUS), ao tratamento especializado totalmente grátis.
A parceria entre o ministério e secretarias estaduais e municipais de saúde prevê a implantação de 74 centros de referências em todo o País para atendimento ambulatorial, hospitalar e fornecimento de medicamentos. Desses 74 centros, até o momento, 17 já foram cadastrados. A Bahia é um dos Estados mais adiantados no processo de implantação do novo sistema, devendo começar a atender pacientes a partir da próxima semana.


Cérebro

Enfermidade considerada das mais graves e associada equivocadamente à velhice, o Mal de Alzheimer é causado por uma falha na transmissão de sinais entre os nervos do cérebro. Isso provoca perda gradual da memória e em estágios avançados prejudica seriamente o raciocínio e certas habilidades motoras, levando a alterações de comportamento no paciente. É um quadro que acaba afetando toda a família do doente, pois geralmente não se tem a orientação adequada para cuidar do paciente. Existem três drogas usadas no tratamento do Alzheimer.
Os mentores do novo programa acham que ele só terá sucesso se for amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ), com sede em São Paulo, colocou à disposição do público para esclarecimentos sobre o programa o telefone (11) 3276-7124. Em Salvador, as informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 370-4190, da Secretaria de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário