musica

http://www.goear.com/listen/86b23e5/far-away-dishwalla

ALZHEIMER POEMAS E REFLEXÇÃO

http://www.globalcharter.org/

OBRIGADO PELA SUA VISITA DEIXE AQUI SUA FRASE OU MENSAGEM PARA OS CUIDADORES

quinta-feira, 20 de outubro de 2011


É preciso mantê-lo ocupado!

Manter atividades é extremamente importante, porém deve-se levar em consideração as preferências anteriores do paciente na tentativa de mantê-las por maior tempo possível. Ouvir o aconselhamento de profissionais capacitados em manter as atividades é bastante útil, dessa forma, a ajuda de um fisioterapeuta e de um terapeuta ocupacional proporcionará adequada manutenção das atividades exercidas pelo paciente, respeitando-se o grau de dependência apresentado.

Todas as atividades devem estar subordinadas às habilidades e limitações atuais do paciente.

Observe e considere as preferências do paciente. desde que elas não representem perigo para ele.

Crianças costumam alegras pessoas idosas. Planeje atividades que envolvam pacientes e crianças, porém, lembre-se, elas devem ser supervisionadas. Considere que um simples choro de criança pode assustá-lo e precipitar crises de agitação e agressividade.

Quando possível, convide-o às compras ou leve-o a passear por um centro comercial. Esta atividade distrai e permite o exercício físico, tão necessário a ele.

Se possível, busque aconselhamento com profissionais capacitados (terapeuta ocupacional), que certamente terão condições de avaliar e indicar quais atividades poderão ser executadas pelo paciente, segundo as limitações físicas e/ou mentais apresentadas.

O paciente deve receber orientação de como realizar uma determinada atividades todas às vezes que for executá-la. Lembre-se que provavelmente você terá que terminá-la por ele.

Atividades domésticas simples, como varrer, tirar o pó, devem ser encorajadas, pois irão gerar, no paciente, um sentimento agradável de participação e utilidade. No entanto, você deve supervisionar estas atividades.

As habilidades devem ser analisadas, individualmente. A falta de interesse demonstrada pelo paciente pode simplesmente significar que ele não consegue realizar o tipo de atividade oferecida.

As atividades sociais fora de casa devem ser selecionadas, amigos ou parentes que o acompanham devem ter plena consciência de suas limitações, para que possam agir transmitindo calma e segurança.

O cuidador deverá ser bastante criativo e observador para adaptar e talvez substituir atividades que outrora eram realizadas com perfeição, mas que agora já não são mais possíveis.

As atividades profissionais (desde que possível) devem ser incentivadas e o paciente observado sutilmente, ainda que seja preciso que outra pessoa, em um segundo momento, refaça a tarefa executada por ele.

As atividades domésticas deverão contar com uma supervisão adequada, especialmente aquelas executadas na cozinha. Utilize estratégias como: "Hoje trouxe-Ihe uma receita deliciosa de bolo, no entanto, o segredo é batê-lo à mão", evitando com isso prováveis acidentes com eletrodomésticos.

9 comentários:

  1. “O
    grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.

    O grande lance é viver cada momento como se a receita de felicidade fosse o
    AQUI e o AGORA.

    Claro
    que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais…,
    mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?
    Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida
    pro trabalho?

    Quero viver bem! Este ano que passou foi um ano cheio. Foi cheio
    de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões.
    Normal. As vezes a gente espera demais das pessoas. Normal. A grana que não
    veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou. Normal.

    O ano que vai entrar vai ser diferente. Muda o ano, mas o homem é cheio de
    imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente
    deseja, mas e aí? Fazer o quê? Acabar com o seu dia? Com seu bom humor? Com sua
    esperança?

    O
    que desejo para todos é sabedoria! E que todos saibamos transformar tudo em boa
    experiência! Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado. Ele
    passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim… Entender o amigo
    que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou, passe-o para a categoria
    3. Ou mude-o de classe, transforme-o em colega. Além do mais, a gente,
    provavelmente, também já decepcionou alguém.

    O
    nosso desejo não se realizou? Beleza, não estava na hora, não deveria ser a
    melhor coisa pra esse momento (me lembro sempre de um lance que eu adoro):
    CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES PODEM SE TORNAR REALIDADE.

    ResponderExcluir
  2. Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano.
    Não adianta lutar contra isso. Mas se a gente se entende e permite olhar o
    outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam bem diferentes.

    Desejo
    para todo mundo esse olhar especial.

    O
    ano que vai entrar pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas
    fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos
    melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro. O ano que vai entrar
    pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular… ou… Pode ser puro
    orgulho! Depende de mim, de você! Pode ser. E que seja!!!

    Feliz
    olhar novo!!! Que o ano que se inicia seja do tamanho que você fizer.

    Que
    a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para repensarmos tudo
    o que fizemos e que desejamos, afinal sonhos e desejos podem se tornar
    realidade somente se fizermos jus e acreditarmos neles!”

    ResponderExcluir
  3. O LADO POSITIVO DO ALZHEIMER
    Como tudo na vida, existem dois lados a serem considerados: um positivo e outro negativo. Isto também ocorre com a Doença de Alzheimer. Quando começamos a entender e aceitar a doença, também se modifica a visão de todos os acontecimentos.
    Tais mudanças ocorrem ao longo do convívio, dramas, dificuldades e superações. São caminhos, obrigatoriamente, percorridos por cuidadores que mantêm em seus lares, o parente acometido pela doença.

    O propósito deste fórum é dar a a oportunidade para que todos possam fazer um exame pessoal de sua situação passada e atual. Este fitar carinhoso e crítico em seu íntimo, sua avaliação das transformações de seus hábitos e comportamentos, podem expressar o lado positivo da D.A.

    Já conhecemos todo o lado negativo, mas não abrimos espaço adequado para compartilhar as boas lições. Então, aqui fica o convite para você compartilhar conosco sua experiência de mudança, de aprendizagem.

    Conseguir identificar o LADO POSITIVO DO ALZHEIMER, pode ser grande exemplo e incentivo a todos os que ainda se concentram no lado negativo da doença.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. TAMBÉM CONSEGUI A GRAÇA DE CONHECER O LADO POSITIVO DO ALZHEIMER
    Quando digo o lado positivo do Alzheimer, não me refiro à doença em si para minha mãe que é portadora, mas às dádivas que Deus nos proporcionou para melhorarmos como pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Mãe querida
    Mãe, meu amor pela senhora (é assim que me dirijo a ela) é tão grande, que no início da doença, sem entender o que estava acontecendo, sofri muito, mas muito mesmo, achando que a senhora não gostava mais de mim. Puro equívoco! Seu amor por mim continuou o mesmo ou se tornou até maior, pois escolheu a mim pra ser sua cuidadora.
    Hoje, a senhora é meu bebê grandinho que faz muitas artes às escondidas. Pensa que eu não sei que a senhora fica me vigiando e, quando eu viro as costas, a senhora dá doce para as cachorrinhas, esconde frutas embaixo do travesseiro e outras coisinhas mais que nem preciso falar? Pode fazer tudo isso e muito mais, pois eu vou limpar, recolher, guardar e tudo o mais que for preciso com muito amor, sem reclamar, pois sei que, hoje, é seu jeito de me amar também.
    As pessoas dizem que eu deveria cuidar mais de mim, deixar a senhora com alguém, porque a senhora não sabe mais o que faz, portanto tanto faz ser eu ou outra pessoa pra cuidar. Mas meu amor é maior que tudo isso e eu não consigo me afastar da senhora, pois sei que um olhar seu é o suficiente pra eu entender o que a senhora quer e, outra pessoa, como já tivemos prova disso, não consegue entender o que a senhora, nas suas confusões, quis dizer.
    A senhora nem sabe o quanto fico feliz por poder estar a seu lado e ser a sua porta voz. E, se Deus o permitir, ainda ficaremos muitos anos juntas. Eu a amo demais.

    ResponderExcluir
  6. APRENDI A DIZER AMO VOCÊ A TODOS AQUELES QUE AMO VERDADEIRAMENTE.NAO PODEMOS DEIXAR AS OPORTUNIDADES PASSAREM . DIGO SEMPRE A MINHA MAE O QUANTO A AMO E O QUANTO ELA FOI,É E SERA IMPORTANTE NA MINHA VIDA.AMEM SEMPRE E SEM MEDIDAS , SO O AMOR VENCE OS OBSTACULOS.

    ResponderExcluir
  7. Bom, isto me sustenta.
    Lembra da música AMOR I LOVE YO, é isto te amo para sempre.
    Nós duas somos uma só e seja sempre o que Deus quiser.
    Sempre iremos nos reencontrar , somos unidas pelo amor incondicional.
    |Beijuxxx te amo de montão.

    ResponderExcluir
  8. COMO É GRANDE...O MEU AMOR...POR VOCÊ!!!
    NOSSA VIDA JUNTAS...SEMPRE FOI UM GRANDE CONTO DE FADAS, NÃO É MAMÃE??? E ANTE TANTAS HISTÓRIAS TRISTES...LIDAS E OUVIDAS...PERCEBO QUE AINDA MAIOR QUE O MEU AMOR...É O AMOR DE DEUS POR VOCÊ!!!
    MÃE DAS TUAS CRIANÇAS E DAS CRIANÇAS DE OUTROS, VOCÊ NÃO HESITOU EM ME ACOLHER...NÃO HESITOU UM MINUTO SEQUER...MESMO AVISADA QUE EU SERIA UM PROBLEMA...QUANDO ENTRASSE NA ADOLESCÊNCIA E VOCÊ NA TERCEIRA IDADE...UMA VIDA JUNTAS MAMÃE...E TENHA CERTEZA...AGRADEÇO A DEUS TODOS DIAS...POR TER SIDO ESCOLHIDA POR VOCÊ E PELA OPORTUNIDADE DE AGORA...PODER ESCOLHER VOCÊ... PODER ESCOLHER VIVER AO SEU LADO...E CONDUZÍ-LA PELOS MESMOS CAMINHOS QUE UM DIA VOCÊ TRILHOU, ME LEVANDO PELAS TUAS DOCES E AMOROSAS MÃOS.
    QUANTAS VEZES...PRECISEI DO TEU OLHAR OU DA TUA VOZ PARA ME SENTIR SEGURA E CONFORTADA, ANTE OS DESAFIOS DA VIDA E HOJE MAMÃE, COMO ME SINTO FELIZ QUANDO...ENTRE TANTOS ROSTOS ...É O MEU QUE VOCÊ BUSCA...É A MINHA VOZ QUE VOCÊ PRECISA OUVIR...PARA SE SENTIR SEGURA E CONFORTADA.

    ResponderExcluir
  9. Meu amor resultou em....
    Extrapolei os sonhos! Vivenciei as mágoas.
    Convivi com fracos, suportei os falsos.
    Me mantive em pé, mesmo com as pedras me atingindo em cheio. Varri da alma a revolta ignóbil, o desprezo inútil e a descrença falsa.
    Reabri meu coração à vida. Deixei reflorescer a ternura.
    Olhei em volta e para o céu sem fim... ...me conformei com o mundo, me conformei com a vida.
    Com a vida e com o mundo... ...que mereci pra mim.
    Obrigado, Senhor, pela volta que a vida me fez dar.
    Aprendi a amar-te, sem mandamentos, pela simples razão de te amar

    ResponderExcluir