musica

http://www.goear.com/listen/86b23e5/far-away-dishwalla

ALZHEIMER POEMAS E REFLEXÇÃO

http://www.globalcharter.org/

OBRIGADO PELA SUA VISITA DEIXE AQUI SUA FRASE OU MENSAGEM PARA OS CUIDADORES

sábado, 29 de maio de 2010


No idoso com demência, o ato de alimentar-se pode ser
ainda mais complicado, pois pela confusão mental e pela dificuldade de
realizar até as mais simples tarefas, como "fazer seu próprio prato" e
levar o garfo à boca, podem gerar stress, cansaço para ele e seus
cuidadores.
Acrescenta-se o fato de que com o avanço da doença, o
idoso cada vez mais tem dificuldade de mastigação e de deglutição de
alimentos sólidos, o que pode provocar engasgos e tosse. Assim, é
importante o cuidador observar quando o idoso engasga ou tosse, ao
comer, pois poderá estar iniciando um quadro de disfagia (dificuldade
de engolir), mais comuns em fases mais tardias da doença de
Alzheimer. Isto incorrerá na possibilidade de troca de alimentação
sólida para uma alimentação mais pastosa e liqüefeita.
O controle do peso do idoso é importante e deve ser feito
mensalmente.
Na doença de Alzheimer e nas outras patologias que
cursam com demência, em fases mais avançadas, os idosos podem
apresentar perda de peso, lenta e gradual, mesmo com a dieta correta
e adequada. Imagine com uma dieta errada e inadequada?
Portanto, todo o processo do ato da alimentação tem que
ser bem planejado.

À seguir, reunimos algumas dicas importantes e
fáceis de aprender e aplicar, para facilitar a boa interação com o idoso:

Um comentário:

  1. A memória é algo que nos acompanha como grande e importante aliada! Recados, telefones, compromissos dentre outras coisas devem ser lembradas. Quem é que nunca se atrasou para algum compromisso por ter se esquecido do horário do mesmo? Pois então, memória é importante ou não? E sua memória, caro leitor, como anda? Você está precisando amarrar fitinhas no dedo?

    Cerca de 10% das pessoas com 65 anos ou mais têm perda de memória leve, e aproximadamente 15% delas desenvolvem doença de Alzheimer a cada ano.

    Alguns anos atrás a memória ruim era tida como coisa de idoso, hoje e a cada dia mais este problema vem acometendo até mesmo os adolescentes, ou pelo excesso de atividades ou pela alimentação pobre em nutrientes.

    Podemos aliar ás anotações da agenda a uma alimentação saudável e a prática de atividade fisica, desta forma estaremos dando um grande apoio a nossa memória.

    Com o passar dos anos, as células do cérebro sofrem ação dos radicais livres que por sua vez levam a diminuição no ritmo de produção de energia, desta forma, a ação do neurônios fica comprometida e como conseqüência provocam o desaparecimento das sinapses e também reduz a capacidade de comunicação entre as células e prejudicando o funcionamento mental.

    A exposição aos radicais livres provoca a destruição dos neurônios, desta forma o risco de desenvolvimento de doenças, como o Alzheimer, Parkinson entre outras ficam aumentados. Mas a alimentação pode vir em auxilio fornecendo antioxidantes que combatem os radicais livres.

    A nutrição adequada e mudanças no estilo de vida, inclusive exercícios físicos e mentais podem contribuir bastante com o bom funcionamento do cérebro, além de facilitar a captação dos neurotransmissores essênciais a memória.

    Alimentos Amigos da Memoria

    Oleaginosas - castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. Possuem vitamina E e selênio e também é fonte de antioxidantes.

    Gema de ovo – contém colina, precursor do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória. Sua deficiência parece estar associada à doença de Alzheimer, causa comum de demência.

    Peixes – os de água fria, como: salmão, anchova, sardinha, atum e arenque, são excelentes fontes de ômega 3 um poderoso antioxidante.

    Frutas e vegetais amarelos – Mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora. São alimentos fontes de betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.

    Frutas vermelhas - Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combate os radicais livres e ajudam a memória.

    Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados - Estes alimentos são fontes de vitaminas do complexo B. Ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. Na carne vermelha você encontra também o ferro que pode colaborar com a boa memória.

    Alimentação saudável e diversificada é garantia de boa memória!!!

    ResponderExcluir