musica

http://www.goear.com/listen/86b23e5/far-away-dishwalla

ALZHEIMER POEMAS E REFLEXÇÃO

http://www.globalcharter.org/

OBRIGADO PELA SUA VISITA DEIXE AQUI SUA FRASE OU MENSAGEM PARA OS CUIDADORES

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CUIDADOS PARA O CUIDADOR



Sabemos que nós os cuidadores somos peça principal de uma engrenagem que movimento o dia a dia do nosso paciente com DA.
Cuidamos e preocupamos tanto com eles que muitas vezes nossa vida vai ficando para trás, e acabamos tendo problemas de depressão, doenças diversas, devido ao pouco cuidado que temos com a nossa pessoa.
Eu mesma me descuidei muito, agora com a rotina mais estabelecida, estou tendo mais tempo para cuidar de mim mesma.
Cuidador é o âncora, aquele que o paciente sente seguro em sua companhia, aquela pessoa que é "escolhida" por diversas situações em cuidar do paciente.
O cuidador é o espelho onde o doente se mira. Se estamos tensos com algum problema, é tiro e queda, o doente percebe e se rebela também.
Temos que manter uma forma estável de humor, transmitir segurança, dar uma rotina para o doente (eles adoram rotina) entre outras coisas.
Precisamos evitar entrar dentro daquilo que é denominado CUIDADOR POLVO... que é aquele que abraça o doente e nao deixa ninguem se aproximar ou cuidar dele.
Vamos delegar tarefas, conversar com outros parentes para que as tarefas sejam divididas. No principio é dificil, mas com tempo e paciencia chegamos lá.

Aqui estão algumas dicas: 1 - Apesar de nao poder curar, posso controle o efeito da doença sobre mim.
2 - Preciso cuidar de mim.
3 - Preciso simplificar minha vida.
4 - Permitir que os outros me ajudem.
5 - Viver um dia de cada vez.
6 - Estruturar meu dia
7 - Manter o senso de humor
8 - Lembrar que o comportamento e emoçoes sao distorcidos pela doença.
9 - Apreciar e dar mais importancia ao que a pessoa pode fazer
10 - Preciso depender de outros relacionamentos para compensar.
11 - Lembrar sempre que estou dando o melhor de mim neste tempo.
12 - Lembrar que uma Força Superior está disponivel para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário