musica

http://www.goear.com/listen/86b23e5/far-away-dishwalla

ALZHEIMER POEMAS E REFLEXÇÃO

http://www.globalcharter.org/

OBRIGADO PELA SUA VISITA DEIXE AQUI SUA FRASE OU MENSAGEM PARA OS CUIDADORES

sábado, 15 de janeiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO CUIDADOR.


O familiar cuidador é a pessoa mais importante na vida de um portador da DA. Esse cuidador será o elo de ligação do doente com a vida, a figura principal entre o médico e o paciente. Ele será o responsável pelo seu bem-estar, e sua qualidade de vida. O cuidador terá que ter sensiblidade para “sentir” pelo doente: frio, calor, fome, desconforto, sono, dor, o momento de atender às suas necessidades fisiológicas e ter a percepção para dizer o que ele “quer ouvir”.


A responsabilidade do cuidador exige que ele lute sempre para proporcionar ao doente o melhor , isto sem desespero se a sua meta não for totalmente atingida.


Em tudo, o cuidador imprimirá a marca do amor, somente ele há de permanecer para sempre. Sem ele, é impossível suportar sem desistir.


Cuidar de uma pessoa com DA é um teste de AMOR e um exercício de PACIÊNCIA. Esse cuidar requer amor maternal, protetor e acolhedor.

8 comentários:

  1. O ácido fólico, substância encontrada na banana, na laranja e em verduras de folhas verdes, como o brócolis, pode diminuir pela metade o risco de uma pessoa desenvolver o Mal de Alzheimer, indica estudo feito nos Estados Unidos.

    Pesquisadores da Universidade da Califórnia analisaram dados sobre as dietas de 579 voluntários com 60 anos de idade ou mais, não afetados por demência, entre 1984 e 1991.

    Os voluntários foram observados durante até 14 anos. No curso da pesquisa, 57 dos participantes do estudo desenvolveram a enfermidade.

    ResponderExcluir
  2. Dose recomendada

    A dieta dos voluntários envolveu as vitaminas E, C, B6 e B12, carotenóides e folatos (grupo que inclui o ácido fólico).

    Descobriu-se que aqueles que ingeriram a dose diária recomendada de 400 microgramas de folatos tiveram reduzido em 55% o risco de desenvolver o Mal de Alzheimer, em comparação com os que consumiram abaixo daquela quantidade.

    Segundo Maria Corrada, uma das responsáveis pela pesquisa, embora os folatos pareçam ser mais benéficos que outros nutrientes, dietas saudáveis em geral podem limitar o risco do Mal de Alzheimer.

    Anteriormente, cientistas haviam provado que os folatos diminuem os riscos de defeitos de nascimento. Estudos sugerem que eles também previnem doenças cardíacas e derrames.

    ResponderExcluir
  3. Limitações

    Uma das limitações do estudo americano, de acordo com os pesquisadores, é a falta de diversidade na educação e origem étnica dos voluntários, que eram principalmente brancos e com formação educacional avançada.

    Portanto, dizem, os resultados não podem ser generalizados a outras populações.

    O estudo americano reforça indicações anteriores de que os folatos reduzem os riscos do Alzheimer?, afirmou Suasanne Sorensen, chefe de pesquisa da Sociedade de Alzheimer da Grã-Bretanha.

    Na Grã-Bretanha, estima-se que em média cada pessoa consome diariamente por volta de 200 microgramas de ácido fólico, metade da quantidade recomendada.

    ResponderExcluir
  4. Mais um estudo comprovando que se alimentar com produtos naturais e frescos é muito melhor para a sua saúde do que utilizar produtos industrializados.

    O que me preocupa no Brasil é a grande industrialização dos alimentos em geral, fico impressionado com a quantidade de frutas e verduras que vem cortados pela metade e pré-embalados.

    Também esta cada vez mais difícil de encontrar produtos que vem da região do seu estado, principalmente em supermercados onde a tendência é cada vez mais se tornar um lugar de produtos enlatados e congelados.

    ResponderExcluir
  5. Estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, mostra que caminhar apenas 8 quilômetros por semana já garante uma proteção para o cérebro: “Essa melhora aparece até em pessoas que começaram a se exercitar na maturidade”, diz Cyrus Raji, radiologista que assina o trabalho.

    Então, vamos caminhar?

    ResponderExcluir
  6. jan Bem-estar, Saúde
    O suco que melhora a circulação e previne o Alzheimer

    Siga a receita publicada pela revista Saúde:

    Suco de uva, gengibre e maçã

    150 ml de água

    1 cacho de uvas roxas

    1 maçã

    1 pedaço pequeno de gengibre

    Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se usar a centrífuga, não é preciso adicionar água. Coe a bebida em uma peneira e beba em seguida.

    Maça: há indício de que, no cérebro, substâncias presentes na fruta diminuam a deposição de proteínas culpadas por exterminar neurônio, um fenômeno típico do Alzheimer.

    Gengibre: ele melhora a circulação, fortalece a imunidade e atua contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

    ResponderExcluir
  7. dez Saúde
    Semente de girassol previne Alzheimer e alivia sintomas da menopausa


    dez Saúde
    Semente de girassol previne Alzheimer e alivia sintomas da menopausa
    Por Karla Precioso postado às 16h30
    Comentários (2)

    Pessoas ocupadas tendem a se alimentar mal quando mais necessitam de uma nutrição adequada. Sementes são nutritivas e práticas de comer, e a de girassol está entre as fontes de nutrientes que mais favorecem a saúde mental e emocional. É rica em vitamina E, que ajuda a reduzir a propensão ao Alzheimer e previne o incômodo dos fogachos da menopausa. Essa vitamina e o magnésio também combatem a insônia. Contém ainda alto teor de vitaminas B, fundamentais para o bem-estar psicológico, e vitamina B1, que ajuda a manter o cérebro alerta sob estresse. Pra completar, a semente é uma das fontes mais ricas de fitoesteróis, que reduzem o colesterol.

    Portanto, pode petiscar à vontade!

    ResponderExcluir
  8. UMA HISTORIA PARA VCS

    Um murro na cara de dona Josefa
    Aos 65 anos, dona Josefa frequentava um grupo terapêutico para idosos no Centro de Saúde do Butantã. Ela não tinha amigos e ficava a maior parte do tempo tomando conta de casa, dos dois netos pequenos e de Terezinha, sua sogra com doença de Alzheimer. Certo dia, chegou no centro de saúde extremamente abatida. E sem um dos dentes da frente.

    A doença de Alzheimer é um tipo de demência que não se sabe a causa e que ainda não tem cura. Os pacientes vão perdendo pouco a pouco a memória: se esquecem dos nomes de conhecidos, deixam o fogão aceso, se perdem no caminho de casa e não conseguem formular uma frase inteira. Com a evolução da doença, vão deixando de tomar banho, trocar de roupa e ir ao banheiro sozinhos.

    Cuidar de uma pessoa doente de 86 anos estava ficando cada vez mais difícil para dona Josefa. Com o avanço da doença, sua sogra já não reconhecia mais a casa em que estava morando, acreditava que familiares mortos estavam vivos e que Josefa estava decidida a matá-la.


    Agressividade, delírios, mudança de personalidade, diminuição da capacidade motora e perda da fala também são comuns no Alzheimer. No caso de Terezinha, havia uma história trágica para cada situação do dia-a-dia.

    Em uma dessas, encasquetou que Josefa a envenenaria. Para se proteger, escondia os remédios debaixo da língua e depois os jogava no lixo. A estratégia durou algum tempo até que a nora descobriu. A partir de então, obrigava a sogra a levantar a língua todas as vezes durante a medicação.

    Para resolver essa situação imaginária de perigo, a velhinha criou outra saída para continuar viva: esconder as pílulas atrás dos dentes do fundo da boca. Saída quase perfeita, que só foi descoberta depois de vários meses, durante uma internação. A estratégia foi descoberta pelas faxineiras do hospital, que encontraram montes de remédio sob o colchão dela.

    Para a idosa com Alzheimer, o envenenamento também poderia vir por meio da comida preparada por Josefa. A solução: pegar o prato com comida na cozinha, sair de fininho e jogar tudo atrás da cama ou pela janela.

    Ouvir xingos, berros e acusações já havia se tornado uma constante na vida da nora, mas o que ela não esperava era levar um murro na boca enquanto dava o banho em Terezinha. O fardo de cuidar de uma pessoa com esse problema é grande, e dona Josefa já não estava mais aguentando cuidar nem de si mesma.

    Poucos têm ajuda e nem sempre há profissionais que realmente conhecem essa doença. Naquele dia, no Centro de Saúde, conversamos sobre os sintomas, o tratamento, a causa e a evolução do Alzheimer, além da possibilidade de sua sogra ir para uma casa de repouso.

    As pessoas sempre associam o Alzheimer com esquecimentos, dificuldade em falar e em organizar a casa, mas ninguém se lembra do cuidador – a pessoa que acompanha o doente. Esse sujeito também precisa de ajuda, pois a sobrecarga é extrema: dar banho, trocar as fraldas, alimentar… Muitas vezes, quem faz essas tarefas acaba não tendo tempo de conviver com amigos e familiares. E além de tudo isso, ainda há o peso de ver uma pessoa querida doente – algo que é sempre desgastante.

    O pior de tudo é que a obrigação com o cuidado acaba ficando para algum familiar próximo, que na maioria das vezes também é um idoso.

    ResponderExcluir