musica

http://www.goear.com/listen/86b23e5/far-away-dishwalla

ALZHEIMER POEMAS E REFLEXÇÃO

http://www.globalcharter.org/

OBRIGADO PELA SUA VISITA DEIXE AQUI SUA FRASE OU MENSAGEM PARA OS CUIDADORES

sábado, 15 de janeiro de 2011

FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER


Esta doença pode ser entendida como uma afecção neurodegenerativa progressiva e irreversível de aparecimento insidioso, caracterizada por perda progressiva da memória e de outras funções cognitivas que prejudicam o paciente em suas atividades de vida diária e em seu desempenho social e ocupacional.


O sintoma mais característico e típico encontrado, nesta demência é a dificuldade de memória. Este tipo de demência é mais observado em pessoas com idade superior ou igual há 60 anos, podendo atingir tanto homens quanto mulheres.
Está doença apresenta três fases distintas:

-Fase Inicial: A pessoa está consciente, percebe que algo está errado; existe a perda da memória recente, dificuldade para aprender e guardar novas informações.
-Fase Intermediária: O paciente é incapaz de aprender e de guardar novas informações; tem dificuldade para reconhecer familiares e amigos;requer assistência para as atividades de vida diária; precisa-se de supervisão em tempo integral.
-Fase Final: O paciente é totalmente incapaz de andar, totalmente dependente, incontinente, comunica-se por gritos ou grunhidos. Risco aumentado pela imobilidade, pode apresentar pneumonia, desnutrição e úlcera por pressão, advindo ao óbito.


A fisioterapia tem um papel muito importante na reabilitação do paciente com DA.
O fisioterapeuta pode contribuir muito na melhora da qualidade de vida do paciente e seus familiares.
As técnicas de fisioterapia serão as mesmas que são usadas nas pessoas da terceira idade que não apresentam demência, mas a maneira de aplicá-las exige uma habilidade especial.
Em cada sessão os movimentos precisam ser equilibrados com períodos adequados de repouso para assegurar que o paciente não atinga o ponto de fadiga e exaustão. A sessão tem duração de 30 a 40 minutos.
São aplicadas atividades em que se estimulem o raciocínio do paciente, como atividades de escrever, decorar palavras, nomear objetos, que levam a um estímulo da memória. Essas atividades são intercaladas com a fisioterapia motora.
Com tudo isso a principal atividade a ser tomada é a companhia que este paciente precisa, nunca deixá-lo no abandono, por isso a conversa com os familiares é muito importante, para que assim o paciente possa conviver normalmente num meio familiar, com muita paciência, respeito, amor e carinho para com ele.
Assim o papel da fisioterapia é buscar melhoria na qualidade de vida do paciente, sendo que o paciente com Alzheimer necessita de uma reabilitação multidisciplinar, onde a fisioterapia tem um papel fundamental tanto na reabilitação motora quanto no retorno as relações interpessoais e na obtenção da independência por parte do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário